Medida 10 - Centro de Dados na Nuvem
Aproveitar a capacidade instalada na Administração Pública para disponibilizar uma oferta robusta de serviços TIC permitirá reduzir a despesa em novas infraestruturas, plataformas e sistemas.
Nesta medida a RSPTIC desempenha um papel fundamental na operacionalização da estratégia de aproveitar a capacidade instalada na Administração PÚblica para disponibilizar uma oferta robusta de serviços TIC, o que permitirá reduzir a despesa em novas infraestruturas, plataformas e sistemas, com a rentabilização da capacidade de Centros de Processamento de Dados existente na Administração Pública.
Nesse sentido, a criação da nuvem interoperável da Administração Pública permitirá facilitar aos organismos públicos fornecedores a disponibilização online da capacidade em excesso, para que aqueles que pretendam usufruir o possam fazer numa lógica de self-service. Esta nuvem deverá ser capaz de complementar a oferta da nuvem da Administração Pública com oferta dos fornecedores privados sempre que for economicamente viável, tendo também em consideração a natureza dos sistemas e da natureza dos dados envolvidos.
Ao longo dos últimos anos procedeu-se à definição de uma metodologia de migração de centros de dados (em modelo housing e hosting), tendo-se procedido à centralização no CPD da eSPap do centro de dado dos organismos da rede do Ministério das Finanças (excluindo a AT) e, extra plano setorial, da AMA e PCM. A centralização dos restantes centros de dados ocorreu ate ao final de 2015. No que diz respeito a iniciativas no domínio de cloud computing, foi efetuado um projeto-piloto para a disponibilização do serviço de email suportado na cloud privada da eSPap, e que se encontrará disponível para alargamento a outros clientes e a outros serviços cloud a partir de 2017.
A criação e disseminação da CloudAP são planeadas no âmbito desta medida. A migração dos Centros de Dados para a eSPap não é isenta de custos. Aos valores de adjudicação da migração dos organismos do Ministério das Finanças deverão ser adicionados os custos com o processo de transformação (e.g. virtualização) e consolidação de serviços na infraestrutura da eSPap. A adequação do Centro de Dados da eSPap exige um investimento significativo. Os benefícios financeiros poderão decorrer, entre outros elementos, da redução de custos com Equipamentos de comunicações (Switchs, Routers, Firewalls, IDS/IPS), Soluções de Centro de Contacto (Contact Center) e outros equipamentos passíveis de utilização comum, tais como:
. Serviços de Rede (Servidores de: Domínio - Windows e DNS, Mail, Proxys, outros serviços passíveis de utilização comum)
. Serviços de Internet (centralização do acesso à Internet) transversais
. Serviços de Centro de Contacto (Contact Center)
. A componente de OPEX em todas as vertentes (Hardware; Software; Manutenção; Licenciamento; Consumos energéticos)
. A diminuição acentuada dos custos de energia eléctrica.
No que diz respeito a possíveis benefícios económicos, afigura-se possível reduzir o número de efetivos afetos na globalidade a estas funções, através da criação de equipas multidisciplinares com competências transversais. A eSPap, enquanto entidade coordenadora da RSPTIC, inscreve nesta medida 11 iniciativas (3 da eSPap e 8 no âmbito da RSPTIC).